Paty na Cozinha | Feijão Mexicano

04:00 09/06/2015

Olá amores!!

Iniciando hoje a tags #patylicias #patynacozinha #cozinhadapaty trago para vocês a receita de feijão mexicano, claro, feito do meu modo, rsrrss.

Minha mãe que começou a onda de fazer esse feijão lá em casa, quando morava com ela. Então resolvi fazer para mim e para o maridinho.

Essa receita rendeu mais da metade de uma panela de pressão de 4,5 L ao final.



Então vamos lá aos ingredientes:

500g de carne moída (tanto faz de primeira ou de segunda);
1 sache de sazon de carne (vermelho);
2 colheres (sopa) de azeite;
3 dentes de alho expremidos ou socados;
1 cebola grande bem picada;
1 calabresa em cubinhos;
1 xicara (chá) de bacon em cubinhos;
2 cubos de caldo de costela;
500g de feijão carioquinha;
1 sache de extrato de tomate (190g);
1/2 sache de molho de tomate (170g);
1/2 molho de cheiro verde bem picadinho;
Sal a gosto;
Pimenta do reino a gosto;

Como eu preparei:

Lavei o feijão e deixei imerso de molho em água por cerca de 1 hora. Enquanto isso, temperei a carne moida com sal, sazon de carne e o alho e deixei descansar para os temperos penetrarem. Se você gosta da carne com outro tipo de tempero, sinta-se a vontade!
Depois piquei o cheiro verde, a calabresa, o bacon e a cebola e reservei.
Para cozinhar o feijão, escorri a água que havia deixado de molho e levei à panela de pressão com a proporção de para cada xicara de feijão, 3 de água.Também acrescentei a panela os 2 cubos de caldo de costela. Fechei a panela de pressão e liguei em fogo alto. Quando começou a sair vapor pela válvula (quando começou a chiar), abaixei o fogo e deixei cozinhar por cerca de 30 minutos.Após esse tempo, você pode verificar se os grãos ficaram bem cozidos ou não, e para isso retire toda a pressão da panela, levantando a válvula com a ajuda de um garfo para sair todo o vapor. Deixe a panela esfriar um pouco para poder abrí-la. Se os grãos ainda estiverem duros, volte ao fogo com a panela aberta, adicione mais água se necessário até que fique no ponto.

Para o molho, em uma panela funda (tipo calderão), refogue a cebola no azeite junto com a calabresa e com o bacon. Dê uma boa fritada e em seguida coloque a carne moida. Refogue e frite a carne, até que a água dê uma secada. Depois coloque o extrato de tomate e o molho de tomate e o quanto de água for necessário para que não fique muito grosso. Deixe ferver um pouco para incorpar e em seguida adicione o feijão, em conchas, reservando o caldo para diluir e encorpar mais a mistura se necessário (pois o caldo do feijão já está temperado com o caldo de costela).

Depois deixe ferver um pouco para incorporar, desligue o fogo e jogue por cima o cheiro verde picado. Sirva com arroz branco e farofa. Se desejar com um ovo frito.

Fica uma delícia e está super aprovado!



Todas as receitas que eu posto aqui pra vocês são testadas e aprovadas por mim! Se eu fizer e não ficar legal, nem posto!

Façam e me falem o que acharam!

Beijos e uma ótima quarta!


Você também pode gostar disso:

1 comentários

  1. Fiquei com água na boca, saudades de comer suas gordices!

    Beijos
    Mulher Antenadíssima ♥

    ResponderExcluir

Posts Populares

Curta a Fan Page

Twitter